Yattó - Economia Circular
- BLOG YATTÓ

Torne a Transformação de Resíduos em Vantagem Competitiva

Atualmente, é possível encontrar vários programas de logística reversa no mercado, especialmente focados no descarte adequado de resíduos. No entanto, programas de economia circular ainda são raros devido à sua complexidade. Na Yattó, por meio do programa Yattó Transforma, conseguimos interagir com todos os elos da cadeia produtiva da reciclagem para promover a circularidade de recursos naturais. Por isso, abaixo você irá encontrar algumas das soluções mais valorizadas pelos nossos clientes, que ajudam a alcançar as metas ESG e destacar a jornada de sustentabilidade de grandes marcas.

Recapitulando, o que é o Yattó Transforma? 

O Yattó Transforma é um programa próprio de economia circular da Yattó, que visa à transformação das embalagens coletadas nas cooperativas de catadores. Esse programa tem o objetivo de reciclar embalagens que, até então, não eram valorizadas pelo mercado de reciclagem, tais como embalagens plásticas flexíveis, cápsulas de café, produtos cosméticos, copos de iogurte e big bags. Assim, surge a oportunidade de transformá-las em novos produtos, favorecendo ações de impacto positivo tanto ambiental quanto social.

Agora, o que a maioria das pessoas não percebe são as inúmeras oportunidades relacionadas a esses projetos de circularidade. Com a Yattó, é possível gerar resultados positivos para a comunicação da marca, ganhando visibilidade junto aos consumidores, aumentando os índices de sustentabilidade anuais exigidos e ainda fazendo com que o valor investido retorne para a empresa por meio de ações de impacto, mitigando impostos e promovendo o bem-estar do meio ambiente e da sociedade. 


Agregue ainda mais valor às suas campanhas de marketing

Ao aderir ao nosso programa de economia circular, sua empresa não apenas melhora sua imagem ambiental, mas também pode realizar campanhas para contar sobre os projetos de sustentabilidade aos consumidores, à imprensa, nas redes sociais e em parceria com influenciadores.

Outra ideia é utilizar os resíduos para transformá-los em displays de merchandising em ações de ponto de venda, divulgando o produto e os esforços de sustentabilidade por meio de um QR code que conta a história daquele produto.

Há também a oportunidade de criar brindes com resina reciclada em ações de comunicação. Para ações de endomarketing, isso inclui comunicar os funcionários da sua empresa sobre a jornada de sustentabilidade e/ou circularidade no onboarding, em datas comemorativas do meio ambiente e outras oportunidades. Além disso, apoiamos a criação de brindes para diversas ações externas promocionais e de relacionamento com clientes em feiras, envios de presentes, entre outros, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis. Entre os brindes, você pode considerar canetas personalizadas, porta-retratos, porta-canetas, blocos de notas, painéis, sacolas sustentáveis e muito mais… o que você imaginar, a Yattó está disposta a criar.


Ações Sociais

O programa também possui um forte pilar social. Atualmente, atuamos com mais de 130 cooperativas de reciclagem espalhadas por cinco estados (RS, SC, PR, SP e MG) e temos a perspectiva de expandir em breve para todo o Brasil. Nas cooperativas vinculadas ao programa Yattó Transforma, buscamos sempre melhorar tanto as condições socioeconômicas dos catadores quanto a infraestrutura dos locais de trabalho. Entendemos que para prosperar é necessária uma remuneração justa, por isso incentivamos nossos clientes a:

  • Doar móveis de madeira plástica reciclada para instituições carentes, ONGs e/ou espaços públicos, como parques municipais;
  • Contribuir com melhorias na infraestrutura de cooperativas de catadores vinculadas ao programa;
  • Gerar renda extra para as cooperativas de catadores.


Impacto Ambiental: Nosso Principal Foco

O programa tem um papel crucial no cenário ambiental, destacando-se em três aspectos principais:

  • Evita a extração de recursos naturais, promovendo o uso de materiais reciclados e diminuindo a necessidade de extração de novas matérias-primas;
  • Contribui para a erradicação de resíduos em aterros sanitários e lixões ao ar livre, alinhando-se à Lei Nº 12.305/2010 que visa à eliminação dos lixões e promovendo melhores práticas de gestão de resíduos;
  • Diminui a emissão de gases de efeito estufa, já que reciclar materiais como embalagens flexíveis requer menos energia e resulta em menos emissões de CO₂ do que a produção a partir de materiais virgens, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e impulsionando a economia circular.

Esses esforços refletem a adesão às metas de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, destacando a responsabilidade de cada empresa em contribuir para a mitigação dos problemas climáticos do mundo.

Governança: a nossa forma de fazer negócios

Para consolidar nosso compromisso com práticas sustentáveis e transparentes, a Yattó integra rigorosamente boas práticas de governança em suas operações, sendo a rastreabilidade dos resíduos nos programas de circularidade um pilar central, garantindo que cada item reciclado seja monitorado desde o momento da coleta até sua reintegração na cadeia produtiva. Esse processo não apenas assegura a eficiência e a conformidade ambiental de nossas atividades de reciclagem, mas também eleva os padrões de transparência e responsabilidade corporativa. 

Além disso, como signatária do Pacto Global da ONU no Brasil, a Yattó reforça esse compromisso ao alinhar nossas operações com princípios globais que enfocam direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Esta adesão ao Pacto Global não apenas nos ajuda a cumprir com rigorosos padrões internacionais, mas também possibilita a promoção de mudanças positivas que transcendem nossas operações diretas, influenciando toda a cadeia de valor e estimulando a adoção de práticas sustentáveis do consumidor a grandes empresas.

Por fim, ao aderir ao nosso programa de economia circular, sua empresa não apenas atende às normas ambientais atuais, mas também passar a ter um papel ativo na promoção de práticas sustentáveis frente aos consumidores e ganha visibilidade como pioneiro frente aos concorrentes e ao mercado, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a comunidade. 

Interessado em transformar a reciclagem em vantagem competitiva? 

Faça uma análise de reciclabilidade e converse com nosso time de especialistas para saber se você pode aderir ao programa.

Deseja saber mais sobre os serviços da Yattó? 
Compartilhe
Comunicação Yattó
Gabrielle Maia
Assessoria de Imprensa
Ecomunica