- CONTATO

Fale com a Yattó

ONDE NOS ENCONTRAR

Rod. Campinas-Mogi Mirim,
km 130 – Santa Úrsula
Jaguariúna-SP

Perguntas frequentes

Temos parcerias com recicladores, cooperativas, transportadores, grandes marcas, entre outras empresas que participam do ciclo da reciclagem. Para entender como funcionam as parcerias comerciais com a Yattó, você pode entrar em contato com o nosso time comercial pelo telefone (11) 97464-4283. Desta forma, nosso time poderá entender melhor a sua demanda e te auxiliar da melhor forma possível.

A Yattó faz sim a compra de alguns resíduos, entretanto, essa compra é realizada apenas em cooperativas parceiras dos nossos programas de logística reversa e economia circular que a Yattó gerencia.

Atualmente, a Yattó atende três frentes, e elas são:

Programas Estruturantes: Gestão e co-gestão de programas de logística reversa e economia circular.

Inteligência: Análise de reciclabilidade de embalagens pós-consumo e consultoria estratégica em logística reversa e economia circular.

Certificações e Auditorias: Rastreabilidade, homologação de fornecedores e fontes de matéria-prima pós-consumo e certificação de origem e conteúdo pós-consumo em embalagens.

Para entender mais sobre as soluções da Yattó, entre em contato com o nosso time comercial pelo telefone (11) 97464-4283.

Quando pensamos nos resíduos sólidos residenciais é importante termos em mente 3 frações principais: Recicláveis, Orgânico e Rejeito.

● Recicláveis são aqueles materiais como embalagens de plástico, papel, alumínio e vidro. Esses resíduos devem ser enviados através da coleta seletiva ou em pontos de entrega voluntário. Consulte a sua prefeitura para saber se a sua cidade tem coleta porta-a-porta ou PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Caso não possua nenhuma opção busque por cooperativas de catadores ou iniciativas para o descarte adequado na sua cidade.

● Orgânico. Cerca de metade dos resíduos que geramos diariamente é resíduo orgânico e pode ser compostado. Aqui estamos falando de restos de alimentos como cascas e restos de frutas, legumes, verduras, sobras de refeições. Todo esse material pode ser compostado e se tornar adubo para nutrir solos e plantas. Aqui a dica é pesquisar como fazer ou adquirir uma composteira em casa, procurar um pátio de compostagem comunitário, ou verificar se a sua residência é atendida por algum serviço de compostagem oferecido por empresas que fazem a coleta desse material e levam para fazer a compostagem.

● Rejeito, essa parte do nosso resíduo se refere a tudo que não pode ser reciclado nem compostado. Somente essa fração deve ser enviada através da coleta comum municipal. Além disso, esse é o resíduo que mais devemos nos preocupar em não gerar, já que ele não tem viabilidade de ser reciclado ou compostado.

Além dessas 3 frações, também geramos alguns resíduos especiais, que podem ser perigosos ou precisar de alguma logística específica para serem destinados.

● Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes contêm metais pesados que poluem nossos solos e recursos hídricos. Por isso, é importante que se faça a destinação adequada através de pontos de entrega voluntária. Por lei, o estabelecimento que vendeu o produto é obrigado a recolher ele. Porém, na prática, apenas grandes redes varejistas estão preparadas para oferecer esse serviço de logística reversa.

● Remédios e medicamentos também contém substâncias que podem poluir o meio ambiente. Por isso é importante fazer o descarte junto às farmácias.

● Agulhas e seringas devem ser descartadas em postos de saúde ou farmácias.

● Eletroeletrônicos: existem muitas iniciativas que recolhem esses resíduos em PEVs ou muitas vezes até com coleta em domicílio. É necessário pesquisar para achar alternativas próximas ao seu local.

● Resíduos de obras. Se o volume é considerável é necessário procurar um serviço especializado. Algumas prefeituras oferecem pontos de coleta para pequenas quantidades desses materiais.

● Óleo de cozinha: Existem diversos serviços e iniciativas que coletam óleo de cozinha. Aqui destacamos a iniciativa da Liza. Acesse o site para conferir o ponto mais próximo de você: https://www.liza.com.br/sustentabilidade/reciclagem-de-oleo.

● Cápsulas de café: Procure no site da sua marca preferida as opções oferecidas para logística reversa. Muitas oferecem PEVs, envio por correio, ou soluções junto a coleta seletiva. Está no Paraná? Conheça os pontos de coleta do programa Recicle! É tudo de bom!

Para ser uma cooperativa parceira da Yattó, você deve entrar em contato com o nosso time de operações através do e-mail operacional@yatto.com.br, e enviar informações básicas sobre a cooperativa, como: nome da cooperativa, localidade (cidade e estado), nome do representante, telefone para contato e número de cooperados. A partir disso, nosso time irá avaliar as possibilidades e mediante disponibilidade da entrada de novas cooperativas em nossos programas, entrará em contato.

Destacamos que, atualmente, observamos uma significativa demanda de cooperativas interessadas em estabelecer parcerias com a Yattó. Portanto, é possível que o retorno de contato leve algum tempo para ocorrer.

Vamos inserir em um novo ciclo os resíduos e embalagens geradas após o consumo de seus produtos?

PREENCHA O FORMULÁRIO E FALE COM A YATTÓ
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?