A novidade das startups impactou profundamente o mercado de trabalho, retirou o destaque de grandes empresas e mostrou uma nova possibilidade de trabalhar com menor formalidade e maior autonomia. Porém, um ambiente com menos formalidades também traz incertezas, algo comum em um modelo de trabalho inovador. Contudo, as startups foram ganhando espaço, estimulando o interesse e o desejo de quem gosta de um contexto com mais possibilidades de realizar.
Dinâmicas e flexíveis, as startups são ideais para quem busca desenvolvimento na carreira e, aqui na Yattó, não é diferente. Neste post, exploraremos as trajetórias mais comuns em uma startup, abrangendo tipos de profissionais e possibilidades de crescimento.
Que tipo de profissional você é?
O primeiro passo para entender sua carreira é refletir sobre sua identidade profissional e se deseja manter seu perfil atual, escolhendo entre dois tipos específicos: o especialista, que possui expertise em determinada área, oferecendo competências técnicas e perspectivas únicas que podem ser cruciais para o sucesso do time. Por outro lado, um generalista tem um leque mais vasto de conhecimentos, capaz de integrar e correlacionar múltiplos campos e disciplinas.
Optar por ser um especialista ou um generalista é uma escolha significativa, especialmente ao se considerar um cargo de gestão ou liderança de equipe. Em funções de liderança, essa vasta compreensão pode ser particularmente benéfica, ao facilitar uma coordenação mais eficaz entre equipes diversas e a habilidade de ter uma visão macro da área e suas entregas. A liderança eficaz muitas vezes exige um equilíbrio entre especialização e generalização, combinando conhecimento profundo em áreas-chave com uma compreensão abrangente das diversas funções em uma organização.
Virando a chave no crescimento de carreira
O desenvolvimento na carreira é comumente interpretado como uma progressão vertical, na qual cada etapa conquistada corresponde a uma posição mais elevada e um acréscimo de responsabilidades. No entanto, a evolução profissional pode ir além da tradicional ascensão hierárquica.
O crescimento vertical, também conhecido como promoção, é caracterizado pela progressão para posições de maior responsabilidade e hierarquia dentro de uma mesma área. Em uma startup, isso pode significar a transição de um papel técnico para um cargo gerencial ou executivo. Esse tipo de crescimento é ideal para profissionais que aspiram aumentar seu nível de influência e autoridade, focando em aprofundar suas habilidades especializadas e assumir maiores responsabilidades em sua área de expertise. Além disso, cargos mais elevados envolvem gestão de pessoas, portanto a habilidade em gerir a carreira de outras pessoas também passa a ser sua. Um exemplo dentro da Yattó é Leonardo Lopes, nosso Diretor de Operações. Ele começou como Consultor Ambiental, cresceu como Líder de Sustentabilidade e agora é o Diretor de Operações, liderando diversos times numa das principais áreas da Yattó.
Já o crescimento horizontal oferece uma abordagem diferente, é relacionado a trocar de área, mas ainda no mesmo nível que o anterior. Aqui, o foco é expandir as habilidades e conhecimentos em diferentes áreas, ao invés de subir na hierarquia de uma única especialidade. Em startups, isso é especialmente valioso devido à natureza interdisciplinar e colaborativa destes ambientes. Profissionais que optam pelo crescimento horizontal têm a oportunidade de explorar diferentes funções, trabalhar em diversos projetos e colaborar com múltiplas equipes, adquirindo assim uma compreensão mais ampla do negócio.
Um caso interessante é o de Alexandre Galana Jr., nosso CEO, que chegou a ocupar duas posições antes de estar nesse cargo. Primeiro, entrou como Diretor Administrativo e cresceu horizontalmente como Diretor de Operações. Depois de uma reestruturação, devido às suas habilidades financeiras e administrativas e facilidade em liderar, entendemos que poderíamos explorar ao máximo a visão do Alexandre como CEO a partir de um crescimento vertical, cargo que ocupa desde 2022.
A transição de carreira é outra possibilidade, envolvendo uma mudança significativa de uma área ou indústria para outra. Em startups, com ambientes dinâmicos, as oportunidades para tais mudanças são inúmeras. Luiz Grilo, nosso fundador, começou como CEO e foi aprendendo a executar a empresa conforme ela crescia. Devido às suas habilidades fortíssimas de representar a Yattó e fechar negócios como ninguém, entendemos que seu perfil seria excelente no papel de Diretor Institucional de Novos Negócios, por isso ele é quem muitas vezes fala pela nossa empresa em vez do nosso CEO. As habilidades do Luiz são ótimas como CEO, mas ainda mais fantásticas em posições institucionais e não havia ninguém capaz de ocupar esse cargo. Logo, a mudança de cadeiras fez sentido — enquanto o Alexandre é um excelente planejador e consegue manter a empresa na linha, o Luiz coloca toda sua energia em trazer mais negócios e agregar valor para nossos clientes e parceiros. Se você já viu o Luiz se apresentar, sabe bem do que estamos falando.
Profissionais que buscam reinventar suas carreiras podem aproveitar a flexibilidade e a inovação que as startups oferecem para explorar novos campos, desenvolver novas competências e redirecionar suas trajetórias profissionais de maneira mais alinhada com seus interesses e paixões atuais. O importante é entender como você gosta de atuar e quais são as possibilidades de crescimento que você consideraria para a sua carreira. Por isso, não esqueça de olhar para a sua carreira com atenção e intenção.
Se você deseja trabalhar em uma startup que está crescendo, está envolvida com impacto ambiental e social, além de ser uma das signatárias do Pacto Global da ONU no Brasil, venha para a Yattó. Conheça um pouco do nosso dia a dia de trabalho e confira as vagas abertas.
Saiba como é trabalhar na Yattó na visão do nosso time:
👉Gabs, nossa Analista de Marketing
👉Ana Júlia, nossa Designer
👉Lívia, nossa Analista de Reciclagem
👉Ana Beatriz, nossa Analista de Recursos Humanos
👉5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a Yattó