Yattó - Economia Circular
- NOTÍCIAS

Toledo promove campanha da destinação correta para cápsulas de café e óleo de cozinha usados

Toledo
Foto: Prefeitura de Toledo

Toledo teve lançamento da campanha que abrange projetos-piloto de logística reversa relacionada a cápsulas de café e multibebidas e a óleo de cozinha usados. A mobilização visa conscientizar a população a respeito da destinação correta destes itens por meio de totens, displays e coletores que serão instalados em locais com grande circulação de pessoas, tais como o Paço Municipal Alcides Donin, escolas, Centros da Juventude, entre outros.

Para realizar esta ação, o município, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, conta com o apoio de parceiros de peso: a Cargill, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPar), a Yattó Logística Reversa, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e o Núcleo Regional de Educação (NRE). O material coletado será encaminhado para a Unidade de Valorização de Resíduos e Central de Volumosos (UVR), instalada anexa ao Aterro Sanitário e gerenciada pela Associação dos Catadores de Toledo (Acatol).

Lançado o tão esperado Plano Safra 2023/2024; financiamento para médios e grandes produtores é de R$ 364,22 bilhões
Plano Safra da agricultura familiar é de 77,7 bilhões; saiba como será a distribuição
Por videoconferência, a Abic e o InPar foram representados na campanha, respectivamente, pela consultora de sustentabilidade Paula Tavares e pelo coordenador de projetos Rafael Costa. “Cinco dos maiores fabricantes do café em cápsula estão associados à nossa entidade e há da parte deles o desejo de informar seus clientes que este resíduo é reciclável e não só pode, como deve ser reciclado”, comenta Paula. “Estamos começando este trabalho em Toledo por ser um município com um consumo razoável de café em cápsula, o que justifica o investimento que começamos a fazer nesta ação. Porém, o fator primordial é haver somente uma associação cuidando da triagem do material reciclável, pois assim fica mais fácil articularmos as ações de destinação do que, por exemplo, em Curitiba, onde há 40 grupos desta natureza trabalhando, cada um à sua maneira, dentro de seu território”, detalha Rafael.

A Cargill foi representada na campanha, de forma presencial, pela especialista em padronização de processos Daniely Souto e, por videoconferência, pela analista sênior em sustentabilidade Ana Tempass. “É uma satisfação muito grande estar contribuindo com esta iniciativa, pois a sustentabilidade é um valores mais importantes para a Cargill. Percebo que há muito interesse do poder público e da sociedade e, quando é assim, o sucesso virá sem sombra de dúvida”, salienta Daniely. “É uma iniciativa onde todos ganham, pois atenuamos um passivo ambiental ao mesmo tempo que geramos renda aos associados da Acatol”, observa Ana.

Yattó - Economia Circular

O gerente do Departamento de Projetos Leonardo Lopes falou em nome da Yattó. “Estamos com este trabalho de coleta do óleo de cozinha pós-consumo nas escolas desde o começo, mas, a partir de agora, com a junção destes projetos-piloto, poderemos ampliar o alcance desta ação”, avalia Leonardo.

As representantes da Acit (Maria Rita Pozzebon, supervisora de Responsabilidade Social da Acit) e do NRE (Cristina Barcaro München, técnica responsável pela Educação Ambiental) comprometeram-se em incentivar a participação de empresários e estudantes na campanha. “Na próxima reunião geral da entidade, queremos falar destes projetos para os comerciantes e estimulá-los a destinarem corretamente estes tipos de resíduos gerados em seus lares e empresas”, anuncia Maria Rita. “Já trabalhamos esta questão nos colégios, onde os alunos realmente se envolvem nas atividades de educação ambiental que realizamos. Não será diferente desta vez. Por isso, momentos como o de hoje precisam ser valorizados visto o impacto positivo que trazem à vida de tantos adolescentes”, avalia Cristina.

Da parte da Secretaria do Meio Ambiente, os projetos-piloto vêm para somar a outras atividades semelhantes que já são realizadas no município. “Toledo já realiza há algum tempo um trabalho de logística reversa de pilhas, baterias, tampas plásticas de garrafa, lâmpadas e pneus. A experiência acumulada em relação a estes produtos contribuirá para sermos bem-sucedidos nestes projetos”, pondera a coordenadora de resíduos recicláveis da pasta, Maria Luiza Veroneze. “Por termos um prefeito que ocupa a presidência da Amop [Associação dos Municípios do Oeste do Paraná], temos a possibilidade de expandir estas iniciativas para outras cidades da nossa região. Isso, claro, depois de consolidarmos em Toledo as ações que estamos propondo neste momento”, acrescenta o secretário Junior Henrique Pinto.

O prefeito Beto Lunitti ficou animado com a forma como os projetos-piloto de destinação de óleo de cozinha e cápsulas de café usados. “Nossa gestão preza pela inovação dos processos e estas parcerias com Abic, Cargill, InPar, Acit e Núcleo Regional de Educação atendem a este propósito. A quem não conhece Toledo, aviso que aqui vocês têm um terreno fértil para fazer grandes ideias florirem e peço a todos para que lancem sempre um olhar voltado ao desenvolvimento socioeconômico da população. Se for para promover qualidade de vida da nossa gente, contem sempre conosco”, pontua.

(Com Prefeitura de Toledo)

Compartilhe
Comunicação Yattó
Gabrielle Maia
Assessoria de Imprensa - Thereebels
Renata Rocha