Em um cenário onde a sustentabilidade se tornou não apenas uma necessidade diante das agendas de clima, mas um diferencial competitivo, as empresas se veem diante da missão de transformar seus processos e produtos mais circulares. Esse é, também, o caso da Dexco, uma gigante no setor da construção civil, que decidiu reavaliar sua linha de produtos para entender como gerenciar de forma eficaz os resíduos gerados por seus diversos produtos, como Durafloor, Deca, Hydra, Ceusa e Portinari, em todo o Brasil.
A empresa já estava ciente de que descartes inadequados poderiam impactar negativamente o meio ambiente, e não podia mais ignorar essa realidade. Com um olhar atento, eles se perguntaram: como poderíamos minimizar o impacto ambiental e inovar ao mesmo tempo?
Nasce a parceria com a Yattó
A equipe da Yattó mergulhou nas práticas atuais de descarte da marca, realizando um diagnóstico completo dos desafios que a Dexco enfrentará em sua jornada de sustentabilidade. Além disso, a equipe também compreendeu as motivações e comportamentos dos consumidores finais. Esse compilado de informações foi a base para uma estratégia sólida de circularidade que a Yattó apresentou à Dexco.
O mapa para uma marca mais sustentável
A análise de circularidade da Yattó trouxe um estudo abrangente, oferecendo etapas claras para implementar soluções que consideram as particularidades de cada linha de produto (Durafloor, Deca, Hydra, Ceusa e Portinari) e as suas necessidades regionais. Com essa abordagem, a Dexco identificou oportunidades que reduzem drasticamente os resíduos e os custos associados ao descarte inadequado. Essa transformação otimiza processos e abre portas para inovações, permitindo que a empresa desenvolva embalagens com designs que facilitam a reciclagem e a reutilização de materiais, ao mesmo tempo em que reconhece o potencial de impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Assim, a Dexco não apenas se prepara para alcançar suas metas de sustentabilidade, mas também se posiciona como pioneira em seu setor.
Além disso, com iniciativas de logística reversa e uma estratégia de economia circular, a empresa está pronta para atender às crescentes regulamentações ambientais e às expectativas do mercado e consumidores relacionadas a responsabilidade ambiental, consolidando sua posição de liderança na construção civil e pavimentando seu caminho para ser uma marca ainda mais atraente, melhorando sua reputação e impulsionando vendas.
Se você quer saber como sua empresa pode tornar seu portfólio de produtos mais sustentável, converse com a nossa equipe de especialistas.