- BLOG YATTÓ

Transformando Cerâmica Quebrada em Areia Reciclada: Como a Yattó levou circularidade para o projeto da ANFACER

Não é todo dia que recebemos um desafio no segmento da construção civil, mas adoramos quando isso acontece, pois é a oportunidade de mostrar que, com um ajuste de perspectiva, podemos trazer circularidade para situações que parecem um grande problema. E aqui na Yattó, os desafios se transformam em oportunidades.

Por isso, quando a ANFACER nos pediu para encontrar uma solução viável para dar um novo destino às cerâmicas quebradas nas lojas da Leroy Merlin e Telha Norte, evitando que toneladas de material fossem parar em aterros sanitários, vimos a chance de dar uma nova utilidade a esses resíduos. A Yattó entrou em ação, fez um estudo completo e identificou a oportunidade de gerar areia reciclada.

A solução

Tudo começa com a coleta das cerâmicas quebradas nas lojas parceiras, como a Telha Norte. Esses resíduos são levados para o Rafa Entulhos, onde passam por uma triagem e um processo de moagem. A mágica acontece neste momento: as peças cerâmicas compõem a areia reciclada, pronta para ser vendida e usada em novas construções de forma geral, exceto como concreto estrutural. Assim, materiais que seriam descartados são transformados e viram fonte de renda para as próprias lojas parceiras do programa.

Como o produto é vendido e para que serve?

A areia reciclada é vendida em sacos de 20kg e já pode ser encontrada nas lojas parceiras do programa, como a Telhanorte, Rafa Entulhos e Leroy Merlin. Ela é super versátil e pode ser usada para diferentes finalidades: assentamento de blocos, chapisco, reboco e contrapiso. E o melhor de tudo: é uma solução sustentável, que segue os padrões de qualidade da ABNT NBR 15116. Ou seja, além de trazer impacto positivo para o meio ambiente, é de ótima qualidade.

Impacto positivo em números

Desde o início do projeto, em fevereiro:

  • 42 toneladas de resíduos cerâmicos reciclados e transformados em areia, evitando o descarte em aterros sanitários, equivalente a  mais de 5 mil pisos de 90x90cm desviados de aterros.
  • Contribuímos para o aumento das taxas de reciclagem no Brasil
 

Sustentabilidade na construção civil: um caminho possível

O mais legal desse projeto é que conseguimos mostrar que é possível reaproveitar materiais reciclados na construção civil, reduzir a emissão de carbono e a poluição causada pelo descarte inadequado no meio ambiente, além de gerar retorno financeiro para as lojas parceiras com soluções que realmente fazem a diferença. Isso é a economia circular na prática.

E você, gostaria de trazer o mesmo impacto positivo e gerar valor para a sua marca? Converse com os nossos especialistas para entender como a Yattó pode ajudar na sua jornada de sustentabilidade!

Deseja saber mais sobre os serviços da Yattó? 
Compartilhe
Comunicação Yattó
Gabrielle Maia
Assessoria de Imprensa
Ecomunica