Aqui, todo resíduo ganha um recomeço: Conheça o Yattó Transforma Capítulo PS
O Yattó Transforma é um programa pioneiro de economia circular da Yattó que desvia resíduos de aterros sanitários e os transforma em novos produtos, alinhando-se às metas de sustentabilidade de grandes empresas. Além de viabilizar a cadeia de reciclagem do poliestireno, o Yattó Transforma também apoia cooperativas de catadores com geração de renda extra, valorizando profissionais muitas vezes invisíveis no mercado. O programa começou reciclando embalagens flexíveis em 2021 e ganhou um novo capítulo em 2023 com o desafio de reciclar poliestireno (PS), material utilizado em copos de água e iogurtes. Embora já existissem iniciativas de reciclagem para o PS, faltava incentivo para estruturar essa cadeia, o que resultava em descarte inadequado. Agora, o programa abre portas para marcas e fabricantes de embalagens que buscam soluções para tornar seus portfólios de produtos mais sustentáveis, implementando práticas de reciclagem semelhantes. Dessa forma, é possível reduzir as emissões de carbono e desviar resíduos de aterros sanitários.
Como funciona?
A solução teve início com um diagnóstico completo para mapear o cenário de reciclagem das embalagens no Brasil. Esse diagnóstico permitiu entender o estado do material pós-consumo, suas características e as possibilidades de reutilização após a reciclagem.
Com base nas informações coletadas, desenvolvemos um fluxo operacional que documenta e rastreia todo o processo. Essa abordagem assegura o tratamento, a destinação e a transformação adequados dos materiais pós-consumo.
E depois da reciclagem?
As possibilidades são infinitas, e estamos abertos a explorar novas ideias criativas que geram vantagem competitiva para sua marca.
Confira algumas oportunidades que já encontramos por aqui:
Impactos positivos que contam uma boa história.
Desde o início do programa em 2023, já coletamos mais de 70 toneladas, o que equivale a:
+32,3 milhões
de potinhos de iogurte
ou
+22,8 milhões
de copinhos de leite fermentado
Em 2024, já coletamos
+de 60 toneladas de resíduos
poupando aproximadamente 30 milhões de m³ de aterros.
23 municípios em 4 estados (SP, PR, SC e RS)
34 cooperativas e 717 catadores
Gerou mais de R$ 100 mil de receita extra para as cooperativas
A renda extra promove um impacto socioeconômico significativo para as cooperativas, já que os recursos permanecem com elas, permitindo investimentos na melhoria da infraestrutura de trabalho ou no aumento da remuneração dos catadores, fortalecendo toda a cadeia de reciclagem.