- BLOG YATTÓ

Suvinil e Yattó já coletaram mais de 44 toneladas de latas de tintas e resíduos

Desde 2021, a Suvinil une forças com a Yattó para minimizar o impacto ambiental por meio do descarte correto de latas, baldes e aerossóis com ou sem sobras de tinta. O programa de logística reversa, nomeado Suvinil Circula, é co-gerenciado pela própria Yattó e visa alcançar metas ESG que atendam às exigências legais, preservar recursos naturais e promover a sustentabilidade, conscientizando lojistas e consumidores sobre a importância da reciclagem.

O programa Suvinil Circula envolve a participação ativa dos consumidores e das lojas parceiras, no qual os consumidores são incentivados a descartar corretamente latas, baldes plásticos e aerossóis, com ou sem sobras de tinta, nos Pontos de Entrega Voluntária (chamados de PEVs) espalhados pelo país. Até agora, já temos a participação de 14 redes, com 87 pontos em 5 estados brasileiros (PR, SP, SC, ES e MG). Confira o PEV mais próximo de você clicando aqui.

O que acontece depois do descarte?

Após o descarte, a Yattó é responsável por co-gerenciar o programa e trabalhar em parceria com os lojistas para garantir a melhor destinação e gerenciamento dos recursos. Um operador logístico da Yattó coleta os materiais nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e garante que o material seja destinado corretamente.

Restos de tinta também podem ser transformados

Uma característica interessante deste projeto são os restos de tintas em latas, uma vez que nem sempre os baldes chegam limpos. A Yattó garantiu que isso não fosse um problema e também criou um processo que atendesse à destinação da tinta, encaminhando-a para coprocessamento, resultando em uma mistura utilizada pelas cimenteiras

Este processo garante que os resíduos, sejam reaproveitados de forma segura e sustentável, devido ao seu poder calorífico. Importante ressaltar que, segundo a legislação ambiental, restos de tintas são considerados perigosos e, por isso, seu aproveitamento é uma forma de ajudar a preservar o planeta e evitar que sejam usados para outros fins.

Impacto positivo do programa 

  • 49 toneladas de material foram coletadas, incluindo latas, baldes plásticos e aerossóis.
  • 13 milhões de litros de água foram economizados.
  • 6,8 mil kWh de energia elétrica foram economizados.

Qual a perspectiva dessa parceria? 

  • Seguir aumentando as taxas de reciclagem do país.
  • Expansão da operação para mais de 100 PEVs no Brasil.
  • Conscientizar que mais consumidores e lojistas engajem no projeto.

Gostou? Agora você sabe que ao pintar as paredes de casa com Suvinil, você também está cuidando do meio ambiente!

Quer criar um sistema de logística reversa para o seu portfólio de produtos?
Converse com os nossos especialistas no WhatsApp da Yattó.

Deseja saber mais sobre os serviços da Yattó? 
Compartilhe
Comunicação Yattó
Gabrielle Maia
Assessoria de Imprensa
Ecomunica